Fiat 500 Forum banner

DIY Como substituir o sensor da árvore de cames num Fiat 500 Sport de 2012

35K views 5 replies 6 participants last post by  vax1964  
#1 ·
Se você tiver um código de erro P0016-00 Conjunto da árvore de cames, substituir ou simplesmente limpar o sensor da árvore de cames pode resolver o seu problema.

Passos:
1. Retire a tampa do motor

2. Remova os terminais da bateria

3. Remova os cabos da ECM

5. Remova a bateria

6. Remova os dois parafusos inferiores que prendem a bandeja da bateria

7. Basta mover a bandeja da bateria para o lado, você não precisa desconectar o cabo terra

6. Localize o sensor da árvore de cames e remova o conector/plugue

7. Remova o sensor da árvore de cames com uma chave de 10 mm (você pode precisar de um alicate, pois quase não há espaço! :mad:)

8. Certifique-se de limpar o conector/plugue do sensor da árvore de cames com spray de limpeza de peças elétricas para evitar problemas de conexão!

10. Repita as etapas na ordem inversa e pronto!

#4 ·
Olá a todos, sou novo no fórum e preciso de ajuda com o meu Fiat 500 de 2012.

Eu removi a fiação do sensor da árvore de cames do conector e esqueci de anotar ou tirar uma foto. Da ordem dos fios.
Alguém pode tirar e me enviar uma foto da fiação do sensor da árvore de cames, mostrando a ordem dos fios, ou apenas me dizer qual fio vai com qual número do pino?

Agradeço a ajuda e obrigado antecipadamente.

#5 ·
Se você tiver um código de erro P0016-00 Conjunto da árvore de cames, substituir ou simplesmente limpar o sensor da árvore de cames pode resolver o seu problema.

Passos:
1. Retire a tampa do motor

2. Remova os terminais da bateria

3. Remova os cabos da ecm

5. Remova a bateria

6. Remova os dois parafusos inferiores que prendem a bandeja da bateria

7. Basta mover a bandeja da bateria para o lado, você não precisa desconectar o cabo terra
6. Localize o sensor da árvore de cames e remova o conector/plugue

7. Remova o sensor da árvore de cames com uma chave de 10 mm (você pode precisar de um alicate, pois quase não há espaço! :mad:)

8. Certifique-se de limpar o conector/plugue do sensor da árvore de cames com spray de limpeza de peças elétricas para evitar problemas de conexão!
10. Repita as etapas na ordem inversa e pronto!
Ótimas fotos e descrição. Levei uma hora para remover aquele pequeno parafuso e apenas cerca de 10 minutos para recolocá-lo. Sensor do virabrequim, sensor da árvore de cames e sensor do pedal do acelerador substituídos. Suavizou a marcha lenta e aumentou a capacidade de resposta (105.000 milhas).

#6 · (Edited)
Nosso motor TwinAir de 0,9l está apresentando novamente o erro da luz de verificação do motor e funcionamento em modo de emergência esporádico e imprevisível. Há 1,5 anos, o mesmo problema foi resolvido após meses de busca de falhas pela oficina, apenas com a dica do fórum "trocar sensor de eixo de comando". Acabei de tentar trocar o sensor. Graças às imagens, eu sabia pelo menos onde ele deveria estar. Infelizmente, o suporte da bateria não é tão fácil de remover em minha casa quanto eu esperava. São dois parafusos e uma porca (central, rebaixada) para soltar. E vários cabos e clipes no suporte. A parte vertical onde os conectores ECM são conectados tem suportes de cabos ECM e um cabo de aterramento. Não consegui soltar o suporte de cabos ECM. Depois de ver o quão fundo o sensor está lá dentro e todos os cabos e linhas na frente, desisti. :confused: Vários cortes da chapa frontal e a incidência solar em frente à casa também foram desmotivadores. Que a oficina quebre os dedos. Eles também instalaram uma peça que quebra tão rapidamente. Se alguém tiver uma boa dica, poste aqui.