Fiat 500 Forum banner

Mensagens de falha e não mais regeneração

2.6K views 37 replies 7 participants last post by  Electric Tire Shredder  
#1 ·
Olá a todos,
Depois de substituir a bateria de 12V, estou recebendo um monte de mensagens de erro (não esperei tempo suficiente antes de conectar a bateria nova). Tentei várias redefinições (conforme indicado no fórum, mas nada funcionou). Ontem, desconectei a bateria de 12V até pelo menos domingo. Espero que isso resolva o problema.

#4 ·
Num 500e 2020+, OBDs básicos como um dongle Bluetooth e o aplicativo MultiEcuScan.info não apagarão nenhum código de falha, eles apenas os lerão, mas mesmo para isso, o 12V deve estar conectado e o carro ligado.

Nesse ponto, o primeiro passo é emparelhar o telefone com o dongle. Se isso não funcionar, o problema está no telefone e/ou no dongle. Existem algumas configurações recomendadas em "OBD Basic" no meu "Mapa do Site" (clique aqui).

#5 ·
Eu não esperei tempo suficiente antes de conectar a bateria nova
Você só deve esperar 5 minutos entre desconectar a bateria antiga e conectar a nova. Isso normalmente acontecerá por conta própria no momento em que você tirar a antiga e colocar a nova e ambos os terminais estiverem conectados.

#6 ·
Eu tentei muitos resets (como indicado no fórum
Há apenas dois resets que eu conheço:
  • Apenas 12V
  • 12V-&-HV
Instruções detalhadas para ambos também estão no "Site Map".

Se você souber de outros resets, por favor me avise.

Ontem, desconectei a bateria de 12V até pelo menos domingo. Espero que isso resolva o problema.
Vale a pena tentar, porque quando uma desconexão de 5 minutos não resolve problemas em carros anteriores a 2020, 30+ horas geralmente resolvem, e quando isso falhou, 61 horas funcionaram para pelo menos 2 carros que eu conheço.

No entanto, muitas vezes 30+ horas com apenas o 12V desligado não funcionam, a menos que o HV também esteja desligado ("12V/HV Reboot").

#7 ·
Mesmo após uma reinicialização de 12V/HV de mais de 30 horas em um veículo anterior a 2020, ainda são necessárias uma dúzia de "ligar/desligar", mas estes são APENAS eficazes se o carro estiver desligado por tempo suficiente para entrar no "modo de suspensão". Acredito que isso pode levar até 5 minutos após sair e trancá-lo.

#11 ·
Melhor ainda: 61+ horas funcionaram para pelo menos dois carros anteriores a 2020 que eu conheço, depois que 30+ horas não fizeram nada.

Aparentemente, existem capacitores e/ou outros componentes que retêm energia por um bom tempo, impedindo uma reinicialização real e completa.

Alguns OUTROS veículos podem fazer uma descarga instantânea do capacitor com os 12V desconectados e curto-circuitando os terminais positivo e negativo um ao outro, mas isso pode fritar um 500e.

#15 ·
Mesmo depois de desconectar a bateria de 12V por 77 horas, os alarmes ainda estão presentes. Eu também tenho o alarme "inicial" (verificado o sistema de travamento da porta) que retornou, com a incapacidade de trancar o carro; você também tem que colocar a chave no compartimento entre os bancos para dar a partida no carro.
Eu acho que a chave não está sendo detectada pelo veículo.
Antes de eu substituir a bateria, este era o único alarme presente.
Então, uma substituição "rápida" da bateria gerou todos os outros alarmes.

#17 ·
Não, o controlo das pilhas da chave está bom, e também recebi uma mensagem de "bateria fraca".

Continuação da história:
Depois de uma viagem de ida e volta de alguns quilómetros, todas as falhas desapareceram, exceto a mensagem "verificado o sistema de trancamento da porta".:)
Desliguei e voltei a ligar a bateria e... milagrosamente, também desapareceu, e posso trancar o carro novamente.
Espero que esteja tudo bem desta vez. Acho que desligar a bateria por mais de 60 horas, e depois conduzir um pouco, ajudou a reiniciar o computador.
Continuo a questionar-me sobre a falha das fechaduras das portas; talvez a bateria de 12V estivesse a começar a ficar velha...

#18 ·
Também recebi uma mensagem de "bateria fraca".
Se você se refere a uma mensagem de "bateria de 12V fraca", ela pode ter ficado baixa o suficiente para causar as falhas que você experimentou. Acredito que houve uma atualização de software instalada pelo revendedor que afetou a bateria de 12V. Se você já tiver isso, pode considerar adicionar seu próprio monitor de bateria Bluetooth de cerca de US$ 30, como um Ancel.com BM200 para lhe dar um aviso antecipado para evitar que isso aconteça novamente.

#26 ·
Havia 2 problemas nos carros da 2ª geração inicial até que receberam o recall 6475.

A bateria de 12V podia descarregar sem qualquer aviso.
Se a bateria de 12V fosse desligada e religada, o carro tinha muitos alarmes e não podia ser ligado.

A minha La Prima foi construída no final de 2020 ou muito início de 2021. Em meados de 2022, ela parou de funcionar e teve que ser levada para a concessionária. A concessionária não encontrou peças defeituosas e fez a atualização de software do recall 6475 e o carro não tem dado problemas desde então. Mesmo que eu tenha precisado desconectar a bateria de 12V algumas vezes.

#27 ·
Desde ontem, recuperei todas as funções e os alarmes desapareceram. Mas o problema inicial reapareceu:
"Mande verificar o sistema de trancamento das portas." Essa é a mensagem que recebi inicialmente. Você não pode mais trancar o carro por fora e tem que colocar a chave no compartimento entre os bancos.
A bateria do controle remoto está boa.
O problema às vezes desaparece.
Tenho a impressão de que a chave não está sendo detectada.
Desconectar a bateria de 12V reinicia a mensagem, mas ela volta...

#29 · (Edited)
  • Há um aviso para bateria fraca do chaveiro, como se a bateria do chaveiro estivesse fraca.
  • O chaveiro não tranca nem destranca as portas, como se a bateria do chaveiro estivesse fraca.
  • O chaveiro só liga o carro quando está no compartimento central, como se a bateria do chaveiro estivesse fraca.
Eu me pergunto se você realmente testou a bateria com um multímetro.

Vários proprietários tiveram problemas com baterias novas. As baterias sem marca parecem piores, mas mesmo uma bateria de marca pode estar com defeito.

#31 ·
  • Você tem um aviso de bateria fraca do chaveiro, como se a bateria do chaveiro estivesse fraca.
  • Seu chaveiro não tranca nem destranca o carro, como se a bateria do chaveiro estivesse fraca.
  • Seu chaveiro só liga o carro quando está no compartimento central, como se a bateria do chaveiro estivesse fraca.
Eu me pergunto se você realmente testou a bateria do chaveiro com um multímetro.

Vários proprietários tiveram problemas com baterias de chaveiro novas. As de marcas não originais parecem piores, mas mesmo uma bateria de marca pode estar com defeito.
Sim, eu tenho um multímetro para testar as baterias dos controles remotos. Vou testá-los e substituí-los, se necessário. Mas seria incrível porque não há mensagem "baixa voltagem da bateria do controle remoto"...