Fiat 500 Forum banner

Problema semi-automático Fiat 500 Dualogic!

16K views 11 replies 6 participants last post by  Pops  
#1 ·
Olá, o Fiat 500 1.2 dual logic de 2015 da minha filha tem uma falha intermitente em relação ao seu seletor de caixa de velocidades. O que está a acontecer é que, ao conduzir o carro dela, tudo está bem. Ele anda suavemente, sobe e desce as mudanças automáticas como deveria, não há ruídos estranhos, etc. Basicamente, anda como deveria. Mas o que começou a acontecer e está a tornar-se muito mais frequente é que, quando se liga o carro ou quando se está a conduzir e se chega a uma paragem para selecionar a marcha-atrás ou o ponto morto. Ele não seleciona a mudança quando se tenta fazê-lo dentro do carro. Também exibe uma falha de transmissão no painel de instrumentos. Agora, quando isso acontece, ele não seleciona uma mudança, por mais que se tente usar a alavanca de mudanças ou se desligar o motor e reiniciá-lo várias vezes. Mas... agora aqui está a questão. Se desligar o cabo negativo da bateria e o voltar a ligar, a falha desaparece e ele entra na mudança normalmente, como se não houvesse nada de errado em primeiro lugar. Para dar um exemplo, fui dar uma aula de condução à minha filha há uns dias. Esta falha aconteceu logo ao ligar o carro e ao selecionar a marcha. Ele simplesmente não queria engrenar a mudança e exibiu a falha de transmissão no painel de instrumentos. Removi o cabo da bateria e liguei-o novamente, o que eliminou a falha no painel de instrumentos e entrou na mudança sem problemas. Depois saímos para uma aula de condução de duas horas sem problemas???? Alguém já se deparou com isto antes ou tem algum conselho sobre qual é o problema? Muito obrigado, John
 
#2 ·
Olá, o Fiat 500 1.2 dual logic da minha filha de 2015 tem uma falha intermitente em relação ao seu seletor de caixa de velocidades. O que está a acontecer é que, ao conduzir o carro dela, tudo está bem. Ele anda suavemente, sobe e desce as mudanças automáticas como deveria, não há ruídos obscuros, etc. Basicamente, ele anda como deveria. Mas o que começou a acontecer e está a ficar muito mais frequente é que, quando se liga o carro ou quando se está a conduzi-lo e se chega a uma paragem para selecionar a marcha-atrás ou o ponto morto. Ele não seleciona a mudança ao tentar fazê-lo dentro do carro. Também exibe uma falha de transmissão no painel de instrumentos. Agora, quando isso acontece, ele não seleciona uma mudança, não importa o quanto se tente usar a alavanca de mudanças ou se se desliga o motor e se reinicia várias vezes. Mas.....agora aqui está a questão. Se desligar o cabo negativo da bateria e o voltar a ligar, a falha desaparece e ele entra na mudança como normal, como se não houvesse nada de errado em primeiro lugar. Para dar um exemplo, fui dar uma aula de condução à minha filha há uns dias. Ele fez esta falha imediatamente ao ligá-lo e ao selecionar a mudança. Ele simplesmente não queria engrenar a mudança e apresentou a falha de transmissão no painel de instrumentos. Retirei o cabo da bateria e voltei a ligá-lo, o que limpou a falha no painel de instrumentos e entrou na mudança sem problemas. Depois fomos dar uma aula de condução de duas horas sem problemas???? Alguém já se deparou com isto antes ou tem algum conselho sobre qual é o problema? Muito obrigado, John
Se tiver sorte, pode levá-lo a um concessionário e mandar recalibrar o dualogic, o que pode resolver o problema. No entanto, é provavelmente muito improvável. Provavelmente terá de retirar a unidade dualogic. Os conectores elétricos estão provavelmente oleosos devido à fuga interna. Nesse ponto, a limpeza básica e a mudança de óleo podem prolongar um pouco a vida útil, mas geralmente a reconstrução ou a substituição é devida. Unidade fascinante, o dualogic, mas meu Deus, eles são frágeis.
 
#3 ·
Obrigado pelo seu conselho. Estou aprendendo rapidamente que eles são complexos, frágeis e muito problemáticos! Portanto, encontrar alguém para olhar para isso, que não seja a Fiat, é um desafio em si. Ah, e ao que tudo indica, também vai ser muito caro. Não é uma impressão muito boa que está sendo incutida em relação ao 500 de lógica dupla. Acho que vai ser uma questão de consertar e se livrar para outra marca.
 
#5 ·
Obrigado pelos seus conselhos. Estou aprendendo rapidamente que eles são complexos, frágeis e muito problemáticos! Daí a dificuldade de encontrar alguém para olhar para isso, além da Fiat, é um desafio em si. Ah, e ao que tudo indica, também vai ser muito caro. Não é uma impressão muito boa que está sendo incutida em relação à lógica dupla 500. Acho que vai ser uma questão de consertar e se livrar para outra marca.
Sim, é um sistema muito interessante, mas realmente problemático. É uma transmissão manual completa com uma embreagem seca de placa única regular que é operada por um atuador robótico que engata/desengata a embreagem e troca as marchas. Incrível peça de kit, realmente, e na verdade muito sofisticada também. É realmente bem pequeno, também. Só se eles pudessem torná-lo mais confiável...
 
#12 ·
Tendo o mesmo problema. Atualmente, estou com pouco menos de £2.000 em reparos e o carro ainda não está dirigível. A concessionária está sugerindo uma nova embreagem por mais £1.000. Infelizmente, são apenas os preços da concessionária principal, pois não consigo encontrar nenhuma outra oficina para mexer nesta caixa de câmbio.