Fiat 500 Forum banner

Problemas estranhos com a luz traseira e a luz de estacionamento

1 reading
10K views 19 replies 7 participants last post by  leob52  
#1 ·
Nosso 500e 2016 (nos EUA) está com alguns problemas nas luzes externas. Possivelmente, o histórico relevante é que, durante as férias de 5 semanas, o carro ficou estacionado sem uso (e sem estar conectado) e a bateria de 12V morreu.
PRIMEIRO PROBLEMA: Depois que a bateria nova foi colocada, um aviso de luz de estacionamento ruim apareceu no painel. Apesar da nova lâmpada (estacionamento dianteiro do lado do passageiro), o aviso do painel ainda está ligado e, quando as luzes de estacionamento são ligadas, a lâmpada realmente pisca brevemente e depois apaga. A luz de estacionamento do lado do motorista funciona OK. (Existe talvez um relé que liga as luzes de estacionamento, e um lado do relé está ruim?)
SEGUNDO PROBLEMA: a luz traseira do lado do passageiro agora apagou. A lâmpada foi substituída, mas isso não resolveu o problema. Ainda sem luz. Não consigo encontrar no manual um fusível listado que pareça ser para a luz traseira (?).
Alguém tem experiências semelhantes?

#2 ·
Olá @CWKLEIN!\n\nLamentamos saber dos problemas com as luzes traseiras e as luzes de estacionamento do seu veículo e gostaríamos de ajudar em conjunto com a sua concessionária Fiat. Por favor, envie-nos uma mensagem privada com quaisquer desenvolvimentos adicionais, bem como a quilometragem do seu veículo para iniciar uma conversa connosco. Esperamos conectar em breve!\n\nHannah\nFiat Cares

#3 ·
Olá @CWKLEIN!

Lamentamos saber dos problemas com as luzes traseiras e de estacionamento do seu veículo e gostaríamos de ajudar em conjunto com a sua concessionária Fiat. Por favor, envie-nos uma mensagem privada com quaisquer desenvolvimentos adicionais, bem como a quilometragem do seu veículo para iniciar uma conversa connosco. Esperamos entrar em contato em breve!

Hannah
Fiat Cares
Não está claro como enviar uma mensagem privada. Existem instruções para clicar no nome de usuário e selecionar o botão 'iniciar uma conversa', mas só vejo um botão Mensagem

#4 ·
Deixar a bateria de 12V descarregar causou muitos problemas diferentes para outros proprietários, mesmo depois de substituí-la por uma boa bateria totalmente carregada.

Se eu fosse você, colocaria o carro para dormir*, então desconectaria o sensor de umidade causador de erros, e então desconectaria o terminal negativo por 30 segundos. Se isso falhar, tente por mais de 30 horas (ou o tempo que puder sem incomodar ninguém).

* Chave fora por 2 minutos sem abrir ou fechar nenhuma porta ou porta-malas. Tudo bem deixar uma porta aberta (como a esquerda, para abrir o capô), desde que você não a feche até depois de desconectar a bateria.

#6 ·
Deixar a bateria de 12V descarregar causou muitos problemas diferentes para outros proprietários, mesmo depois de substituí-la por uma boa bateria totalmente carregada.

Se eu fosse você, colocaria o carro em modo de espera*, depois desconectaria o sensor de umidade causador de erros e, em seguida, desconectaria o terminal negativo por 30 segundos. Se isso falhar, tente por mais de 30 horas (ou o tempo que puder sem incomodar ninguém).

* Chave fora por 2 minutos sem abrir ou fechar nenhuma porta ou porta traseira. Tudo bem deixar uma porta aberta (como a esquerda, para abrir o capô), desde que você não a feche até depois de desconectar a bateria.
Obrigado pelo conselho, mas estou bastante nervoso com a ideia de desconectar a bateria, quando os problemas parecem ter começado como resultado de uma bateria descarregada. Desconectar apenas recriaria a mesma situação. Sim/Não?

#5 ·
Novo no fórum. Tenho um Fiat 500 de 2013. Tive um problema com as minhas luzes traseiras e luzes diurnas. Troquei as luzes traseiras e as lâmpadas de luz diurna. A minha mulher decidiu comprar lâmpadas LED para as luzes diurnas. Todas as luzes foram trocadas, ainda tinha o triângulo no painel a dizer avaria nas luzes diurnas. 2 dias depois, a minha mulher olhou para o manual e obteve os números das peças. Ela foi diretamente a uma loja de peças e falou com um dos funcionários. Ela comprou todas as lâmpadas originais e agora não tenho problemas. É incrível como não usar peças OEM pode estragar as coisas

#7 · (Edited)
Não.

É uma situação diferente:
  • O que você fez acidentalmente foi expor o sistema a 10V, 9V, 8V, 7V, 6V, 5V, etc., o que aparentemente é um pouco difícil para ele lidar, criando problemas que não são corrigidos automaticamente, mesmo após o restabelecimento de 12 volts.
  • Desconectar o negativo é apenas uma reinicialização mais completa do computador de bordo, mudando de 12 volts para zero volts e voltando para 12.
Mesmo que recriasse a mesma situação, você não estaria em pior situação.

#8 · (Edited)
Muitos outros usuários, incluindo eu, desconectaram o negativo de 12V, sempre com bons resultados. Só precisei fazer isso uma vez para substituição e uma vez para redefinir, o que corrigiu o problema que eu tinha. No entanto, desconectei-o cerca de 30 vezes por outros motivos (clique aqui se você estiver curioso e verifique a postagem nº 2).

A única coisa que ele fez, além de reiniciar o computador, foi zerar os medidores de viagem e a data/hora. Ele nem mesmo zerou as estações de rádio, as configurações de áudio ou as preferências do menu, como o temporizador de carregamento.

Outros usuários tiveram esse temporizador com a configuração padrão para "ativo", então apenas verifique mais tarde se ele ainda está definido para sua própria preferência pessoal.

#10 ·
Obrigado por todas as sugestões e instruções detalhadas. Eu estava prestes a prosseguir com as várias opções de desconexão, mas lembrei-me primeiro que algumas outras postagens sobre problemas de lâmpadas no 500/500e diziam que as lâmpadas de reposição nem sempre funcionam. Para substituições, eu tinha comprado
(a) Philips Vision W21/5W 12066B2 (da Amazon; para o estacionamento dianteiro/luz diurna) e
(b) Sylvania 7528, a lâmpada sendo Osram SK 7528L 12V P21/5W (da O'Reilly; para a luz traseira/pisca).

Então, fui ao nosso revendedor Fiat local e comprei as mesmas lâmpadas "W21/5W" e "P21/5W", pagando, é claro, cerca de três vezes o preço das lâmpadas que parecem ser os equivalentes exatos das lâmpadas Philips e Sylvania. Mas veja só: essas novas lâmpadas estão funcionando e o erro da luz de estacionamento no painel desapareceu(!?). Sorte? Eu tinha removido e reinstalado as substituições anteriores duas vezes! Eu meio que espero que algo novo dê errado.

#12 ·
...as lâmpadas de reposição nem sempre funcionam... Fui ao nosso concessionário Fiat local e comprei as mesmas lâmpadas "W21/5W" e "P21/5W"... estas novas lâmpadas estão funcionando...
Fico feliz que você tenha consertado e que tenha confirmado a solução fácil de @Skipyg. É muito estranho, no entanto. Lâmpadas genéricas sempre funcionaram bem no meu 500e 2013 (tanto nos faróis quanto nas luzes de freio) e também na luz de freio do meu amigo de 2016.

#16 ·
#15 ·
Nunca tive problemas em usar lâmpadas de qualquer marca da AutoZone ou O'Reilly ou PepBoys ou qualquer loja de autopeças, desde que tenham o mesmo número de lâmpada, impresso ou carimbado na própria lâmpada.

Se você não tiver a lâmpada original que funcionou, os números das lâmpadas estão no manual. Há uma cópia do manual de quase todos os anos no item 13 aqui:

Electric Tire Shredder 500e Website Map (Clique aqui)

#17 ·
Eu nunca tive problemas em usar lâmpadas de qualquer marca da AutoZone ou O'Reilly ou PepBoys ou qualquer loja de autopeças, desde que tenham o mesmo número de lâmpada, impresso ou carimbado na própria lâmpada.

Se você não tiver a lâmpada original que funcionou, os números das lâmpadas estão no manual. Há uma cópia do manual de quase todos os anos no item 13 aqui:

Electric Tire Shredder 500e Mapa do site (Clique aqui)
Você está certo, eu tive que encontrar a luz exata na ACE em uma cidade vizinha. Autozone e O'Riley tinham no sistema uma luz semelhante para o carro, mas o P21/5W exato fez o truque.