Fiat 500 Forum banner

Limpeza de Mensagens de Aviso/Códigos de Erro (atualizado)

51K views 28 replies 8 participants last post by  EMFiat500e  
#1 · (Edited)
Última edição em 28/9/22. Lista de edições e créditos no final. Desculpe se esqueci alguém (envie-me uma mensagem privada se o fiz). O 500e às vezes mostra um aviso ou erro mesmo quando tudo está funcionando bem, e às vezes algo não funciona SÓ devido a um código errôneo. Existem realmente apenas 6 coisas para tentar. Aqui está a lista, com detalhes abaixo:
  1. Verificar recalls.
  2. Deixar o sensor de umidade desligado.
  3. Verificar se há "clunk".
  4. "Limpar falhas" com OBD ou vários ciclos de chave.
  5. Desconexão da bateria de 12V.
  6. Desconexão da bateria HV (todas as 4 sequências diferentes).
1. PRIMEIRO, verifique os recalls E as "campanhas". NÃO use o site da NHTSA, pois ele mostra apenas os recalls, NÃO a crítica campanha U69. Vá para Mopar.com para inserir o VIN ou clique aqui: Pesquisar recalls de veículos FCA por VIN | Site oficial da Mopar®. Os recalls são gratuitos em QUALQUER concessionária FCA (como Dodge, Jeep, Ram...). 2: Se o sensor de umidade foi deixado desligado, vá para #3. Caso contrário, NÃO pule esta etapa! Está logo à direita do espelho retrovisor, reduz a autonomia e causa muitos alarmes falsos, alguns dos quais fazem o carro parar. Coloque os dedos médios em cada abertura perto do topo e puxe perpendicularmente ao vidro. Clique para ampliar:
Se não houver sensor lá, você precisa retirá-lo do forro do teto, onde ele foi colocado quando o para-brisa foi substituído. Com uma pequena chave de fenda ou palito redondo paralelo ao vidro, coloque-o diretamente na tomada preta para cunhá-lo e remover o plugue roxo. Se o carro ainda não funcionar, continue com #3 abaixo. Mesmo que você sempre deva DEIXÁ-lo desligado, a tampa se encaixa, com o lado esquerdo encaixado e, em seguida, o lado direito encaixado para cima perpendicularmente ao vidro. Pontos de gancho/encaixe circulados na foto. 3: Se você ouvir um pequeno "clunk" ou "da-dunk" ao abrir a porta esquerda, vá para #4. Caso contrário, NÃO pule esta etapa!
Nenhum clunk significa que a bateria de partida de 12V não está ativando os contatores da bateria de alta tensão, conforme necessário para carregar ou ligar o carro. SE você esperar vários segundos após abrir a porta, para ouvir o clunk de desconexão, ENTÃO também deve haver um clunk:
  • Quando você liga a chave e outro clunk vários segundos depois de desligá-la.
  • Alguns segundos depois de conectar o carro e cerca de 15 segundos depois de desconectá-lo ou parar de carregar.
A) Se a bateria de partida tiver 11,6V ou mais, vá para "B". Caso contrário, substitua-a e verifique novamente: Pegue cada extremidade da tampa do motor de plástico preto e puxe-a para cima como se estivesse levantando uma cesta de roupa cheia de roupas molhadas. É quase inquebrável, mas completamente inútil, então eu deixo a minha no armário da minha garagem. Mesmo que a bateria passe no teste de carga da loja de peças, a voltagem ainda pode estar muito baixa, então você tem que verificá-la, nos fios, caso as conexões estejam ruins:
Esquerda, Amazon "multitester", a partir de US$ 10. Centro, medidor BatteryTender.com de US$ 22. Direita, US$ 25 Amazon "bm2" Assim como um carro a gasolina, uma bateria de partida de 12V baixa é a causa mais comum de falha. Mesmo quando um 500e está "morto" pelos padrões de um carro a gasolina, ele geralmente liga, mas às vezes com erros. Ele pode morrer completamente sem aviso após apenas 2 anos de uso normal e, depois disso, às vezes nem mesmo dá partida, por isso é melhor ter um "BM2" de US$ 25 com um dos alarmes configurados em 30%, pois ele inicia de forma confiável com 20%:
B) Habilite os contatores com o aplicativo AlfaOBD de US$ 50* da Google Play Store. A falha de desativação do contator é MUITO rara em comparação com "A" acima. Se você só tem um iPhone/iPad, experimente um laptop/tablet ou pergunte aos seus amigos se eles têm um Android antigo ou compre um por US$ 15 na Amazon. Nenhum serviço necessário, basta baixar o aplicativo no WiFi. Um ELM327 KONNWEI KW902 eBay de US$ 17 irá conectá-lo ao carro:
*1 usuário relatou que o aplicativo "demo" gratuito funcionou, mas depois outros 2 relataram que não funcionou. 4: "Limpar falhas" APÓS as etapas 2 e 3 acima, com OBD ou vários ciclos de chave.
(foto do meu próprio 500e perfeitamente funcional) Alguns usuários dizem que o OBD às vezes precisa limpar 2 ou mais unidades de controle separadas, 2 ou mais vezes cada, antes de permanecer limpo, mas talvez eles simplesmente não tenham notado as pequenas instruções na tela para posições especiais da chave, como "stop", "mar" ou "avv" necessárias para limpar algumas falhas:
Se você não tiver OBD, os códigos geralmente serão limpos com a chave desligada por 3 minutos. Repita se necessário, até 10 vezes, mas geralmente UMA VEZ funciona para mim, e o máximo que eu já precisei é 3 vezes, desligado por apenas 1,5 minutos para a tela ficar totalmente preta (não apenas cinza muito escuro), mas outros usuários relatam precisar de 3 minutos, 5 a 10 vezes. 5: Reinicializar via 12V desconectar APÓS as etapas 2 e 3 acima e depois que a chave estiver desligada por 3 minutos sem abrir ou fechar nenhuma porta ou escotilha. Uma desconexão de 12V de 30 segundos funcionou para mim, mas quando isso falhou para outros usuários, e também 30 minutos, 30 horas funcionaram. Idealmente, desconecte o NEGATIVO, pois é mais robusto e não curto-circuita a chave de 10 mm (ou mesmo alicates, em caso de necessidade) em nenhum metal circundante. Aperte-o novamente até que ele não se solte do pino com a mão. 6: Reinicializar via HV desconectar APÓS as etapas 2 e 3 acima. Se o seu carro funcionar, NÃO tente isso, a menos que você tenha US$ 50 AlfaOBD caso #3B seja necessário: a) Abra o capô e a porta esquerda e não abra ou feche mais nada* durante todo o processo, para evitar o sinal de "acordar". b) Remova a chave, espere 3+ minutos para o modo "dormir".
Image
Versão "Clique para ampliar":
c) Remova o plugue laranja, desconecte 12V 30+ segundos, empurre a parte branca para abrir a parte preta 90º, para o centro da parte laranja, depois coloque o plugue HV, depois reconecte 12V. SE isso não funcionar, repita #3B acima. Alguns usuários dizem que uma sequência diferente é necessária, mas pode ser que eles não tenham feito direito da primeira vez. Existem pelo menos 3 outras sequências, mas para QUALQUER uma delas, CERTIFIQUE-SE de primeiro SEMPRE fazer as etapas A e B acima, verificar a função do carro após cada uma e repetir #3B, antes de continuar: c2) Desconecte HV 30+ segundos e reconecte. Desconecte 12V 30+ segundos e reconecte. c3) Desconecte 12V, desconecte HV 30+ segundos e reconecte, conecte 12V. c4) Desconecte HV, desconecte 12V 30+ segundos, reconecte, espere 3 minutos, reconecte HV. * Eu pensei que apenas a porta esquerda o acordava, pois é a única que desperta os sistemas HV (clunk do contator), NO ENTANTO, a outra porta e até mesmo a escotilha podem despertar os sistemas de 12V (as luzes da tela do instrumento acendem). 7ª edição em 28/9/22: Copiado de 2 a 6 diretamente do post "500e morto", mas aviso adicionado a #6. 6ª edição em 25/9/22: #3A substituiu a partida por BM2 5ª edição em 23/9/22: #4 Letras miúdas na tela, cortesia de @jedwards1654 4ª edição em 3/9/22: #6 Pressione a trava HV branca para abrir o braço preto 90º, cortesia de @rxd24 3ª edição em 25/8/22: #6 Trave ABERTO antes da inserção do fusível HV 2ª edição em 22/8/22: #2B precisa da versão PAGA do AlfaOBD e #6 pode exigir #2B depois Edição de 24/12/21: #2B "Contactor Glitch" adicionado, cortesia de @MDMTahiti e @witmannerik (por confirmar que funcionou) Crédito para #6c2 para RatfinkHarley e BoggleMe no outro fórum.

#5 ·
7 passos agora, verificando primeiro os recalls. Também movi a verificação de 12V para cima, para verificar antes de tentar outras coisas.
Talvez também adicionar ao passo #1 que é preciso limpar em várias (todas?) ECUs?
Eu realmente tive várias luzes de advertência (devido a eu estar mexendo com coisas OBD) que o Alfaobd não relatou - limpei puxando 12V.

#6 ·
Olá
Tive um ótimo 2016 com 17.500 milhas - mas agora tenho a luz indicadora de mau funcionamento do sistema EV logo após a última carga de 100% 240. U69 não feito devido a concessionárias distantes na área da Península Olímpica de WA. Carro parece estar bom. Vou substituir a bateria para começar a lista do Electric Tire Shredder se tentar ver se consigo fazê-la apagar e, assim, evitar uma viagem de 70 milhas no inverno. Pergunta: Algum conselho sobre a remoção e substituição reais com um AGM do Grupo 47 (H5)?

#7 ·
AGM não é tão bom para o calor, que é o que mata nossos 12Vs localizados adjacentes ao carregador de bordo quente. Células inundadas simples e antigas como o OEM são melhores para o calor. Gel pode ser uma consideração, especialmente se você diminuir o tamanho para que o custo não seja tão alto. Recentemente, mudei de um AGM de 3Ah de 1/20 de tamanho de $20 para uma unidade de motocicleta de gel de 6Ah de 1/10 de tamanho de $35, que é boa por mais de 11 dias estacionada sem estar conectada com o alarme desligado na costa sul da CA. Para a costa congelante de WA, eu poderia optar por um 12Ah de $50, dependendo de quanto tempo eu queria estacionar sem estar conectado sem ter que me preocupar com o interruptor de corte com botão azul mostrado abaixo.

Clique para ampliar:
3Ah AGM dura 5 dias, ou uma semana sem alarme.

6Ah GEL dura mais de 11 dias sem alarme.

#11 ·
Observe que NÃO houve códigos de erro ou QUAISQUER outros problemas quando mudei para 3Ah, ou mais tarde quando mudei para 6Ah, então qualquer mecânico deve ser capaz de ver que qualquer problema não é disso. Na verdade, se alguém esvaziasse a caixa OEM e colocasse um 12Ah dentro, ninguém notaria a diferença, a menos que fizesse um teste de carga ou o deixasse estacionado desligado por cerca de 3 semanas para que finalmente descarregasse demais para ligar. Mesmo assim, eles provavelmente apenas o conectariam a um carregador de 12V (ou conectariam o carro) e tudo ficaria bem.
  1. SE a bateria de partida de 12V estiver causando o problema, o que é altamente provável SE for original agora, talvez com cerca de 5 anos (verifique a data de fabricação na porta ou na estrutura - desculpe, não consigo me lembrar qual é). MAS eu primeiro verificaria ou tentaria uma desconexão de 30 horas e dez desligamentos de chave de 3 minutos antes de gastar meu dinheiro em um novo 12V. SE você o substituir, ainda poderá obter códigos de erro que exigem ciclos de chave ou OBD para limpar. Se você NÃO o substituir, ou 2 anos depois de fazê-lo, OBTENHA UM JUMPSTARTER e mantenha-o carregado.
  2. Não há "ordem" de desconexão de 12V, pois você só precisa remover UM terminal, de preferência o negativo, pois a chave não pode entrar em curto contra nada (a menos que a tampa protetora vermelha do positivo esteja faltando), é mais fácil de alcançar na extremidade frontal e é metal sólido com "apenas" um deslocamento de parafuso de 45 graus, ao contrário do positivo de plástico com um deslocamento de 90 graus!
  3. Se ainda houver problemas após a substituição de 12V, sim, siga a ordem, mas observe que a "ordem" das 5 etapas é "o que for mais fácil primeiro".
  4. Eu fiz U69 (como observado no tópico de redução de tamanho de 12V) cerca de um ano depois que foi emitido! Mas acho que você é ainda melhor do que eu em procrastinar. NO ENTANTO, desde que você fique de olho nas coisas como parece estar fazendo, não deve ser um problema. O problema é que, sem U69, quando a bateria de 12V se torna não carregável, a bateria de tração HV tenta carregá-la e continuará a fornecê-la inutilmente até que ela própria morra! ENTÃO, se você o deixar estacionado por um tempo, o HV pode ter uma falha catastrófica.

#13 ·
#14 ·
Obrigado por apontar isso. Este é o procedimento de EMERGÊNCIA oficial para a segurança de humanos, animais e propriedades ALÉM do carro.

Eu aconselho a usar o procedimento oficialmente recomendado no post #1 para FAZER A MANUTENÇÃO do carro, no entanto, como observei, uma TERCEIRA sequência diferente funcionou para pelo menos um outro usuário.

#15 ·
O 500e às vezes mostra um aviso ou erro mesmo quando tudo está funcionando bem, & às vezes algo não funciona SÓ devido a um código errôneo.
EDIT: Atualizado em 5/8/21

PRIMEIRO verifique se há recalls
que podem ser feitos por QUALQUER concessionária FCA (como Dodge, Jeep, Ram...) inserindo o VIN aqui:

Lookup FCA Vehicle Recalls by VIN | Official Mopar® Site

& verifique se a bateria de 12V está boa. Mesmo quando está tecnicamente "descarregada", o carro muitas vezes liga, mas causa erros. & pode morrer completamente em apenas 23 meses de uso normal. O meu funciona bem, mesmo com apenas 11,6V depois de estacionar desligado durante a noite, mas o ideal é levá-lo a uma loja de autopeças que faça testes de carga gratuitos.

Desative o sensor de umidade à direita do espelho retrovisor. É inútil & pode causar muitos alarmes falsos, incluindo ABS, RBS, ESC, HSA, PRND, SRS (airbag), etc. O meu está desconectado há 5 anos:

Agora tente qualquer um destes, o que for mais fácil para você primeiro, pois se um funcionar, você terminou!:

A) Alfa limpar código OBD. Pode exigir a limpeza de 2 ou mais unidades de controle separadas 2 ou mais vezes cada.

B) Chave desligada por 3 minutos. Repita se necessário, até 10 vezes. (O máximo que precisei foi 3 vezes em 1,5 minutos, outros dizem 3 minutos 5-10 vezes, nhtsa diz 3-5 minutos para o modo "suspensão").

C) Chave desligada por 5 minutos*, DEPOIS desconecte 12V. 30 segundos funcionaram para mim, mas quando isso falhou para outra pessoa, & assim também 30 minutos, 30 horas funcionaram.

D) Desconectar HV:

1) Com o carro no modo "pronto", se possível, abra o capô & a porta esquerda & não abra ou feche mais nada** durante todo o processo, para evitar o sinal de "acordar".

2) Remova a chave, espere 3 minutos para o modo "suspensão".

3) Remova o plugue HV laranja sob a parte inferior do banco traseiro, desconecte o 12V, substitua o plugue HV & reconecte o 12V*.

SE isso não funcionar, existem pelo menos 3 outras sequências para tentar, mas para QUALQUER uma delas, CERTIFIQUE-SE primeiro de fazer as etapas 1 & 2 acima:

3b) Sequência bem-sucedida de RatfinkHarley, confirmada por BoggleMe, APÓS tentar #3 acima sem sucesso: Desconecte & reconecte HV (5 min?), desconecte 12V por 5 minutos.

3c) Sequência "Emergência" oficial: Desconecte 12V, desconecte HV (a suposição é reconectar na ordem inversa).

3d) Desconecte HV, desconecte/reconecte 12V (5 min), reconecte HV.

* Oficialmente recomendado por nhtsa.gov. Muito provavelmente, 3 minutos desligado também é suficiente para desconectar 12V, pois é suficiente para desconectar HV.

** Eu costumava pensar que apenas a porta esquerda o acordava, pois é a única que desperta os sistemas HV (clique do contator), NO ENTANTO, a outra porta e até mesmo a tampa do porta-malas podem despertar os sistemas 12V (a tela do instrumento acende).

#17 ·
Olá
Eu não sou nada bom em consertar as coisas sozinho. Meu carro está agora parado na minha garagem e o revendedor mais próximo fica a 75 milhas de distância. Há alguma chance de você poder me guiar pessoalmente por esse processo? Obrigado.
Desativado exatamente como? Ele liga? Você pode colocá-lo em drive/ré? Você pode carregá-lo? Quais mensagens de erro estão aparecendo na tela?

Você tem um leitor OBD semelhante a este:

e acesso a um telefone Android.

Por favor, responda às perguntas e talvez possamos descobrir o que pode ser feito.

ga2500ev

#20 ·
Se você não quiser esperar os 3 minutos completos, você tem que observar a tela do velocímetro para que ela fique totalmente preta, não apenas cinza muito escuro. Então ele está "dormindo" para que você possa ligar/desligar novamente até que fique preto novamente...

Enquanto você faz isso, você pode entrar online e verificar os recalls digitando seu vin aqui:

Então, se você ainda estiver fazendo ciclos de chaves porque ainda não funcionou, você pode entrar online e pedir um dongle OBD no link na postagem #17 acima de ga2500ev.

#22 ·
Se você não quiser esperar os 3 minutos completos, você tem que observar a tela do velocímetro ficar totalmente preta, não apenas cinza muito escuro. Então ele está "dormindo" para que você possa ligar/desligar novamente até que fique preto novamente...

Enquanto você faz isso, você pode entrar online e verificar os recalls digitando seu vin aqui:

Então, se você ainda estiver fazendo ciclos de chave porque ainda não funcionou, você pode entrar online e pedir um dongle OBD no link na postagem #17 acima de ga2500ev.
Eu usei o cabo de carregamento eom e tenho as luzes de códigos defeituosos no painel. Eu gostaria de usar a chave liga/desliga. Você poderia me guiar com mais precisão sobre esse processo? Eu volto para casa na sexta-feira e posso fazê-lo com uma orientação mais detalhada, talvez uma videoconferência ajudasse. Não há recall para o meu carro. Obrigado.

#21 ·
Então você pode encontrar um palito redondo, tirar a tampa do sensor de umidade, enfiar o palito no soquete, puxar o plugue roxo e colocar a tampa de volta, como mostrado aqui:
Sensor de umidade SUGA! (até você desconectá-lo)

Os outros truques exigem uma chave inglesa, embora um alicate funcione em último caso, então, primeiro, diga-nos como está o processo acima e também, como ga2500ev perguntou, ele carrega quando conectado ao cabo OEM?

#26 ·
Deve haver um "clunk" ou "thunk" bastante distinto de algum lugar ao redor da parte inferior do banco traseiro.

Se você não ouvir isso quando abrir a porta esquerda, e novamente se esperar com ela aberta por cerca de 30 segundos, então seus contatores não estão conectando a bateria HV, então o carro não dará partida nem carregará.

Os contatores são alimentados pela bateria de 12V, então a primeira coisa AGORA pode ser ter 100% de certeza de que há pelo menos 11,7 volts nos terminais enquanto ela está "dormindo" (5 minutos de descanso com a chave fora e todas as 3 portas fechadas).
Enviei meu carro para uma concessionária Fiat local para uma revisão. Eles me dizem que a bateria híbrida, que é a bateria de 24 kWh, está morta e precisa ser substituída. O que você acha?
Image