Última edição em 28/9/22. Lista de edições e créditos no final. Desculpe se esqueci alguém (envie-me uma mensagem privada se o fiz). O 500e às vezes mostra um aviso ou erro mesmo quando tudo está funcionando bem, e às vezes algo não funciona SÓ devido a um código errôneo. Existem realmente apenas 6 coisas para tentar. Aqui está a lista, com detalhes abaixo:
Se não houver sensor lá, você precisa retirá-lo do forro do teto, onde ele foi colocado quando o para-brisa foi substituído. Com uma pequena chave de fenda ou palito redondo paralelo ao vidro, coloque-o diretamente na tomada preta para cunhá-lo e remover o plugue roxo. Se o carro ainda não funcionar, continue com #3 abaixo. Mesmo que você sempre deva DEIXÁ-lo desligado, a tampa se encaixa, com o lado esquerdo encaixado e, em seguida, o lado direito encaixado para cima perpendicularmente ao vidro. Pontos de gancho/encaixe circulados na foto. 3: Se você ouvir um pequeno "clunk" ou "da-dunk" ao abrir a porta esquerda, vá para #4. Caso contrário, NÃO pule esta etapa!
Nenhum clunk significa que a bateria de partida de 12V não está ativando os contatores da bateria de alta tensão, conforme necessário para carregar ou ligar o carro. SE você esperar vários segundos após abrir a porta, para ouvir o clunk de desconexão, ENTÃO também deve haver um clunk:
Esquerda, Amazon "multitester", a partir de US$ 10. Centro, medidor BatteryTender.com de US$ 22. Direita, US$ 25 Amazon "bm2" Assim como um carro a gasolina, uma bateria de partida de 12V baixa é a causa mais comum de falha. Mesmo quando um 500e está "morto" pelos padrões de um carro a gasolina, ele geralmente liga, mas às vezes com erros. Ele pode morrer completamente sem aviso após apenas 2 anos de uso normal e, depois disso, às vezes nem mesmo dá partida, por isso é melhor ter um "BM2" de US$ 25 com um dos alarmes configurados em 30%, pois ele inicia de forma confiável com 20%:
B) Habilite os contatores com o aplicativo AlfaOBD de US$ 50* da Google Play Store. A falha de desativação do contator é MUITO rara em comparação com "A" acima. Se você só tem um iPhone/iPad, experimente um laptop/tablet ou pergunte aos seus amigos se eles têm um Android antigo ou compre um por US$ 15 na Amazon. Nenhum serviço necessário, basta baixar o aplicativo no WiFi. Um ELM327 KONNWEI KW902 eBay de US$ 17 irá conectá-lo ao carro:
*1 usuário relatou que o aplicativo "demo" gratuito funcionou, mas depois outros 2 relataram que não funcionou. 4: "Limpar falhas" APÓS as etapas 2 e 3 acima, com OBD ou vários ciclos de chave.
(foto do meu próprio 500e perfeitamente funcional) Alguns usuários dizem que o OBD às vezes precisa limpar 2 ou mais unidades de controle separadas, 2 ou mais vezes cada, antes de permanecer limpo, mas talvez eles simplesmente não tenham notado as pequenas instruções na tela para posições especiais da chave, como "stop", "mar" ou "avv" necessárias para limpar algumas falhas:
Se você não tiver OBD, os códigos geralmente serão limpos com a chave desligada por 3 minutos. Repita se necessário, até 10 vezes, mas geralmente UMA VEZ funciona para mim, e o máximo que eu já precisei é 3 vezes, desligado por apenas 1,5 minutos para a tela ficar totalmente preta (não apenas cinza muito escuro), mas outros usuários relatam precisar de 3 minutos, 5 a 10 vezes. 5: Reinicializar via 12V desconectar APÓS as etapas 2 e 3 acima e depois que a chave estiver desligada por 3 minutos sem abrir ou fechar nenhuma porta ou escotilha. Uma desconexão de 12V de 30 segundos funcionou para mim, mas quando isso falhou para outros usuários, e também 30 minutos, 30 horas funcionaram. Idealmente, desconecte o NEGATIVO, pois é mais robusto e não curto-circuita a chave de 10 mm (ou mesmo alicates, em caso de necessidade) em nenhum metal circundante. Aperte-o novamente até que ele não se solte do pino com a mão. 6: Reinicializar via HV desconectar APÓS as etapas 2 e 3 acima. Se o seu carro funcionar, NÃO tente isso, a menos que você tenha US$ 50 AlfaOBD caso #3B seja necessário: a) Abra o capô e a porta esquerda e não abra ou feche mais nada* durante todo o processo, para evitar o sinal de "acordar". b) Remova a chave, espere 3+ minutos para o modo "dormir".
Versão "Clique para ampliar":
c) Remova o plugue laranja, desconecte 12V 30+ segundos, empurre a parte branca para abrir a parte preta 90º, para o centro da parte laranja, depois coloque o plugue HV, depois reconecte 12V. SE isso não funcionar, repita #3B acima. Alguns usuários dizem que uma sequência diferente é necessária, mas pode ser que eles não tenham feito direito da primeira vez. Existem pelo menos 3 outras sequências, mas para QUALQUER uma delas, CERTIFIQUE-SE de primeiro SEMPRE fazer as etapas A e B acima, verificar a função do carro após cada uma e repetir #3B, antes de continuar: c2) Desconecte HV 30+ segundos e reconecte. Desconecte 12V 30+ segundos e reconecte. c3) Desconecte 12V, desconecte HV 30+ segundos e reconecte, conecte 12V. c4) Desconecte HV, desconecte 12V 30+ segundos, reconecte, espere 3 minutos, reconecte HV. * Eu pensei que apenas a porta esquerda o acordava, pois é a única que desperta os sistemas HV (clunk do contator), NO ENTANTO, a outra porta e até mesmo a escotilha podem despertar os sistemas de 12V (as luzes da tela do instrumento acendem). 7ª edição em 28/9/22: Copiado de 2 a 6 diretamente do post "500e morto", mas aviso adicionado a #6. 6ª edição em 25/9/22: #3A substituiu a partida por BM2 5ª edição em 23/9/22: #4 Letras miúdas na tela, cortesia de @jedwards1654 4ª edição em 3/9/22: #6 Pressione a trava HV branca para abrir o braço preto 90º, cortesia de @rxd24 3ª edição em 25/8/22: #6 Trave ABERTO antes da inserção do fusível HV 2ª edição em 22/8/22: #2B precisa da versão PAGA do AlfaOBD e #6 pode exigir #2B depois Edição de 24/12/21: #2B "Contactor Glitch" adicionado, cortesia de @MDMTahiti e @witmannerik (por confirmar que funcionou) Crédito para #6c2 para RatfinkHarley e BoggleMe no outro fórum.
- Verificar recalls.
- Deixar o sensor de umidade desligado.
- Verificar se há "clunk".
- "Limpar falhas" com OBD ou vários ciclos de chave.
- Desconexão da bateria de 12V.
- Desconexão da bateria HV (todas as 4 sequências diferentes).

- Quando você liga a chave e outro clunk vários segundos depois de desligá-la.
- Alguns segundos depois de conectar o carro e cerca de 15 segundos depois de desconectá-lo ou parar de carregar.






